sábado, 31 de dezembro de 2016

GLOBO, LAVA JATO E PEDRO PARENTE _ A SERVIÇO DA DESTRUIÇÃO DA INDÚSTRIA NACIONAL

por Emanuel Cancella
Resultado de imagem para petrobrás?


Em novembro de 2014, o jornal O Globo já fazia lobby por empreiteiras estrangeiras, em especial as estadunidenses (1). Isso em matéria de uma página inteira de domingo e com chamada na capa.

Prestando o mesmo serviço aos gringos veio a ação irresponsável da Lava Jato, com o juiz premiado da Globo (5) e dos EUA (4), fechando empresas e paralisando obras, em especial da construção naval.

O combate à corrupção é fundamental! E a Lava Jato agiria corretamente ao prender os corruptos e corruptores se suas ações e vazamentos não fossem seletivos, se não fizesse grampos ilegais e não ficasse com 10% dos valores de contratos de leniência, contrariando até decisão do STF. E, principalmente,  protegesse a engenharia nacional e os empregos dos brasileiros.

Isso porque os executivos podem ser presos, mas as obras não poderiam parar, de jeito nenhum, evitando assim o desemprego e a queda no PIB. A Lava Jato sabe que isso é possível e faz o Brasil parar não por desconhecimento de causa até porque o chefe da operação, o juiz Sérgio Moro, estudou nos EUA.

Na quebradeira de 2008, nos EUA, várias empresas envolvidas em corrupção na chamada bolha imobiliária, entre elas a GM o Citibank, continuaram a funcionar normalmente enquanto seus dirigentes respondiam na Justiça. Com isso não houve demissão nem queda do PIB.
Aqui, a Lava Jato está parando o Brasil. Só a principal construtora brasileira, a Odebrecht, já demitiu cem mil trabalhadores no Brasil e, como resultado de outras investigações, na conta de Sérgio Moro, há cerca de dois milhões de desempregados e queda de 5% no PIB.

A Odebrecht, a mais importante construtora brasileira e geradora de emprego no país e no mundo, é também responsável também por desenvolvimento e construção na indústria bélica, como a construção do submarino nuclear e de mísseis de curto e longo alcance. Tudo isso está parado! 

Na indústria naval havia geração de emprego e renda no Brasil, principalmente nas encomendas que vêm da Petrobrás, como a construção de navios e plataformas. Agora, a mando do presidente tucano Pedro Parente, as encomendas vão para o exterior, gerando emprega e renda para os estrangeiros (2).
Pedro Parente, além de ministro responsável pelo apagão no governo de FHC, foi presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, quando navios e plataformas eram construídos no estrangeiro. Lula retomou a indústria naval, mas de novo, Pedro Parente prefere dar emprego a gringo do que a nosso povo .  
A Lava Jato usa o mote de combate à corrupção para enganar o povo, o que ela quer mesmo é colaborar com os americanos. Se o critério fosse o combate à corrupção, a primeira empresa a ser investigada seria a Globo que apoiou o golpe contra o presidente Getúlio Vargas; colaborou e cresceu à sombra da ditadura militar e apoiou o golpe contra a presidente Dilma.

Como se não bastasse, a Globo sonegou o Imposto de Renda da transmissão da copa do mundo de 2002, está envolvida nos escândalo de lavagem de dinheiro no Swssleaks e Panamá Papers e é a principal suspeita do escândalo de corrupção da Fifa, já que as transmissões esportivas internacionais são monopólio da Globo.

Falando em desemprego, até a Fiesp, que bateu panela pela saída de Dilma, agora reclama do golpe: “Empresários vão à Justiça para que o golpe apoiado pela Fiesp não destrua a indústria naval”.(3)

O livro A outra Face de Sérgio Moro reúne um conjunto de artigos esclarecendo o papel da Globo, Moro e Pedro Parente no desmonte da Petrobrás e da indústria nacional (6). Na ocasião esses artigos eram também  enviados à grande mídia, mas nunca foram publicados.




Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2016     
                          
Autor: Emanuel Cancella, - OAB/RJ 75 300

Emanuel Cancella que é da coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

(Esse artigo pode ser reproduzido livremente)

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário