segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Federação Nacional do Petroleiros – FNP solicita uma investigação da Lava Jato, urgente na Petrobrás

por Emanuel Cancella

                                   Resultado de imagem para petrobrás?
  

Oficio da Federação Nacional dos Petroleiros - FNP

Ao governo Federal
C/C Ministério da Justiça

C/C Ministério das Relações Exteriores 

C/C ao MPF

C/C Polícia Federal

Assunto: Pedido de investigação da Lava Jato na Petrobrás

Prezada (o)s senhore(a)s,


A Operação Lava Jato fez uma investigação na Petrobrás que já duram mais de dois anos. Diretores e gerentes da companhia foram presos e parte do dinheiro roubado resgatado. A sociedade aplaudiu essas ações, embora desejosa de se passar a limpo tudo e no país inteiro.

O problema é que a Operação Lava Jato parece que paralisou seus trabalhos no que concerne a gestão de Pedro Parente na Petrobrás.
 A sociedade estranha tal paralisação, pois apesar de inúmeras delações na Lava Jato envolvendo o governo de Fernando Henrique não foi investigado. FHC confessou e registrou em seu livro Diários da Presidência a existência de corrupção em seu governo na Petrobrás.

Todavia, soa mais estranho tal omissão em relação a Pedro Parente, considerando que o mesmo, além de ter sido indicado pelo PSDB, ocupou no governo tucano três ministérios, inclusive apelidado de ministro do apagão e foi também do Conselho de Administração da Petrobrás, tendo respondido a processos criminais de sindicatos de trabalhadores.

O juiz Sérgio Moro chegou a revelar na imprensa que tem um acordo com o governo estadunidense sobre a Petrobrás, mas que porem não iria revelar o conteúdo. Já que o juiz, Moro não fala sobre o acordo com os EUA era importante ouvir o governo federal, e os ministério envolvidos.

 Segundo a Revista Exame, Pedro Parente, foi consultor externo do Fundo Monetário Internacional (FMI) e hoje, ele é presidente do conselho administrativo da holding Grupo ABC e está no conselho da RBS e da BMF&Bovespa.

 Pedro Parente está realizando um verdadeiro feirão com os ativos da Petrobrás, vendendo quase tudo sem licitação e a preços vis.
 Na venda do importante Campo de Carcará, da província do pré-sal, o preço do barril ali existente foi equivalente ao de um refrigerante, quando o preço no mercado internacional, cotado em 19 de dezembro de 2016 em US$ 55,59 o barril.

Parente também vendeu a Liquigás Distribuidora S/A – Gás de Cozinha e Gás a Granel (GLP).
 Na região Sudeste, vamos agora ter que pagar para transportar nossos derivados de petróleo, porque toda a  malha de dutos mais rica foi torrada na bacia das almas.

Está negociando parte das refinarias, o filé mignon da indústria de petróleo. Ele retirou da Petrobrás setores altamente estratégicos e de geração de mão de obra qualificada, como os setores de gás, biocombustíveis, petroquímico e fertilizantes.

E não tem fim a sanha entreguista e o apetite do Parente  por negócios capitalistas, dentro e à frente da Petrobrás, uma empresa que nasceu para ser a redenção econômica do Brasil, fruto do desejo popular de sociedade civil e militar organizada. Ele teve a cara de pau de anunciar a venda da BR, o caixa da Petrobrás.
Os negócios de Parente são tão suspeitos que o TCU mandou suspender a venda de ativos.

Os petroleiros e a sociedade cobram uma ação urgente e eficaz de investigação, apuração e punição, da Lava Jato, na gestão de Pedro Parente na Petrobrás.  

  

Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2016, data do envio da missiva.

Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 2016      
                          
Autor: Emanuel Cancella, - OAB/RJ 75 300 

Emanuel Cancella que é da coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

(Esse artigo pode ser reproduzido livremente)

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário